| 09/06/2008 18h44min
A Copa Sul-Americana de 2008 reunirá oito clubes brasileiros e apresentará várias novidades, entre elas a forma de disputa, que seguirá o modelo da Libertadores e terá grupos na primeira fase. O sorteio será realizado nesta terça, em Buenos Aires. A competição vai reunir 34 equipes de 12 países. Outra novidade para 2008 será a presença de times da Costa Rica.
Nenhum clube do Brasil conseguiu o título nas seis primeiras edições do torneio, que substituiu a Copa Mercosul. A sétima terá a participação de oito equipes brasileiras: São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Inter e Atlético-PR.
Para 2008, a Confederação Sul-Americana de Futebol (CSF ou Conmebol) definiu que não haverá coincidência de datas com os jogos das Eliminatórias da Copa de 2010 e nas datas Fifa. Outra diferença em relação aos anos anteriores é adoção dos critérios de desempate utilizados na Copa Libertadores.
A Sul-Americana vai começar no dia 30 de julho e dará
direito ao campeão de disputar a
Recopa de 2009 contra o campeão da Libertadores deste ano (Fluminense ou LDU). A Recopa segue o modelo da Supercopa da Europa, disputada pelos vencedores da Liga dos Campeões e da Copa da Uefa. Em 2008, a Recopa será disputada nos dias 13 e 20 de agosto, entre Arsenal, atual campeão da Copa Sul-Americana, e Boca Juniors, que venceu a Libertadores em 2007.
O Boca é o maior vencedor da Sul-Americana, com dois títulos, em 2004 e 2005. Os outros campeões foram San Lorenzo, da Argentina, em 2002; Cienciano, do Peru, em 2003; e Pachuca, do México, em 2006.
Equipes classificadas para a Copa Sul-Americana de 2008:
ARGENTINA
Arsenal, Boca Juniors, River Plate, Estudiantes de La Plata, Lanús e San Lorenzo
BOLÍVIA
Bolívar e outro a ser definido
BRASIL
São Paulo, Grêmio,
Palmeiras, Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Inter e Atlético-PR
CHILE
Ñublense e Universidad Católica
COLÔMBIA
Deportivo Cali e América
COSTA RICA
Deportivo Saprissa
EQUADOR
Liga de Quito (LDU) e outro a ser definido
MÉXICO
Chivas e San Luis
PARAGUAI
Libertad e Olimpia
PERU
Sport Áncash e Universitario de Deportes
URUGUAI
Dois participantes a serem definidos
VENEZUELA
Aragua e Maracaibo