| 09/06/2008 17h06min
A seleção brasileira feminina de basquete inicia nesta terça-feira a última etapa de sua caminhada rumo os Jogos Olímpicos de Pequim. A partir das 12h15min (de Brasília), o time do técnico Paulo Bassul encara as Ilhas Fiji na estréia no Torneio Pré-Olímpico Mundial, em Madri, na Espanha. O clicRBS acompanha a partida no Placar ao Vivo.
Nesta segunda, Bassul comandou um treinamento intenso e ao mesmo tempo descontraído. As jogadoras brincaram bastante entre si durante a sessão de cerca de 1h30min e antes de voltar ao hotel dançaram ao som de forró no ônibus da delegação. Tudo para tentar amenizar a ansiedade da estréia.
– Elas estão ansiosas, mas é uma ansiedade natural, de véspera de estréia. Acredito que estamos bem preparados. Vamos ver o quanto conseguimos transferir do que foi passado nos treinos para o jogo – afirmou o treinador brasileiro.
O adversário, no entanto, não deve impor muitas dificuldades ao time brasileiro – Fiji foi massacrada pela Espanha nesta segunda por 113 a 42, na estréia das duas equipes no torneio. Mesmo assim, o discurso das brasileiras é de respeito.
– Todo adversário deve ser respeitado. Vamos colocar em prática tudo o que treinamos, mantendo a defesa forte. Temos que impor nosso ritmo forte desde o início, sem dar chance para o adversário. Esse jogo contra Fiji será bom para ganharmos confiança para o confronto contra a Espanha – comentou a pivô Kelly.
– O primeiro jogo é o que nos garante na próxima fase. Por isso temos que fazer o nosso papel e ganhar a partida. Com certeza, vamos fazer uma boa apresentação, imprimindo o ritmo desde o começo. E já vamos entrar no clima para encarar a Espanha — acrescentou a ala Micaela.
O Brasil volta à quadra na quarta-feira para enfrentar a Espanha, em partida que deve decidir o primeiro lugar no Grupo C. Se confirmarem a vaga nas quartas-de-final, as brasileiras deverão enfrentar na sexta-feira uma das três equipes do Grupo D: Bielorrússia, Cuba ou Taiwan.