| 09/06/2008 14h55min
Um empate nada bom para nenhuma das equipes, ainda mais se tratando do Grupo C da Eurocopa, considerado a chave mais difícil do torneio – ainda conta com Itália e Holanda. Romênia e França não saíram do 0 a 0 na tarde desta segunda, no Estádio Letzigrund, em Zurique, na Suíça.
O resultado de igualdade faz as equipes somarem um ponto na tabela. De quebra, foi o primeiro empate e o primeiro jogo sem gols da competição. Ainda nesta segunda, a partir das 15h45min, Holanda e Itália farão em Berna a outra partida do grupo.
A partida
O técnico Raymond Domenech teve problemas para escalar a França no início da partida. Além do já esperado desfalque do volante Vieira, a equipe foi a campo sem Thierry Henry, sem astro maior, também machucado. E o ataque formado pela promessa Benzema e o experiente Anelka, que não foi bem.
Diante de uma Romênia bem postada em seu setor defensivo, os franceses ainda sofriam com a falta de inspiração de Ribery e Malouda para criar boas oportunidades. Assim, o que se viu foi um primeiro tempo quase sem nenhuma emoção. O primeiro chute perigoso foi desferido apenas aos 36 minutos, quando Anelka acertou as redes pelo lado de fora.
Antes do intervalo, ao menos, um lance levantou a torcida presente no Estádio Letzigrund, em chute de Ribery que o zagueiro romeno Tamas quase jogou contra as próprias redes. Era a prova de que o desempenho de ambos não merecia resultado melhor nesta primeira etapa.
A segunda etapa
O segundo tempo, entretanto, mudou um pouco o panorama. E não foi porque os franceses melhoraram. Os romenos, tido como azarões, resolveram ir ao ataque tentar se aproveitar da decepcionante apresentação dos bicampeões europeus. E deram trabalho.
A equipe do Leste Europeu, contudo, encontrou uma defesa bem armada por Domeneceh. No ataque, em compensação, continuava mal, sem criar boas oportunidades. Exceção a um chute de Benzema aos 11 minutos, quando o atacante do Lyon recebeu livre dentro da área, mas bateu nas mãos do goleiro Lobont. Os romenos tentavam responder mas, quando não esbarravam na defesa francesa, pecavam nas finalizações. E a morna partida teve um resultado justo.
Os dois times tentam se reabilitar na próxima sexta. Os romenos tentam “roubar” mais pontos de outro favorito, a Itália, novamente em Zurique, às 13h. Já a França, após um empate que não devia estar nos planos, tenta mostrar força contra a Holanda, no mesmo dia, às 15h45min, em Berna.
CLICRBS, AGÊNCIA EFE E GAZETA PRESS
Os franceses Abidal (centro) e Makelele tentam barrar o avanço romeno Nicolita
Foto:
Gerry Penny, EFE