| 07/06/2008 05h16min
O futebol está no centro das atenções da Europa a partir de hoje. No centro mesmo: a 13ª Eurocopa tem como sedes Áustria e Suíça, dois países localizados bem no meio do continente. Uma Copa do Mundo sem Brasil nem Argentina, o torneio reúne 16 seleções, incluindo os atuais campeão e vice mundial - Itália e França, que, por azar, caíram no mesmo grupo. Melhor sorte teve a sempre favorita Alemanha.
Clique no gráfico abaixo e saiba tudo sobre a Eurocopa 2008:
A Euro 2008 ainda conta com o Portugal de Felipão, a Holanda de Van Basten (agora como técnico, claro), a Espanha - que sempre chega com pinta de "agora vai"... mas sempre vai embora mais cedo - , e a Grécia, que conquistou o troféu em
2004. Aliás, será que esta edição vai consagrar novamente o
futebol retranqueiro? Ou desta vez teremos um jogo vistoso e com muitos gols?
Os astros indicam que sim. Cristiano Ronaldo, Robben, Fábregas e Schweinsteiger são alguns dos jovens talentos a desfilar por impecáveis gramados suíços e austríacos (pena que a previsão para este fim de semana seja de chuva, com possibilidade de tempestade). Também veremos (Sportv e Record transmitem o torneio) uma meia dúzia de brasileiros naturalizados, como o "polonês" Roger Guerreiro.
Anti-hooligans
A Inglaterra não se classificou para a Euro, mas a polícia continua preocupada com hooligans. Autoridades de quase 20 nações vão ajudar austríacos e suíços com inspeções de fronteiras. A idéia é rastrear os torcedores encrenqueiros de cada país. E prisões temporárias foram montadas para deter os brigões.
A maldição da taça
Ganhar a Euro traz mau augúrio para a Copa do Mundo - pelo
menos foi assim nas últimas cinco edições. Campeões em 1992 e em 2004, Dinamarca e
Grécia nem se classificaram para as Copas de 1994 e 2006, respectivamente. Holanda (1988) e França (2000) não passaram da primeira fase nos Mundiais de 1990 e 2002. Quem se deu um pouco melhor foi a Alemanha: vencedora da Euro em 1996, caiu nas quartas-de-final da Copa de 1998.