| 13/01/2003 13h11min
Motivado pela campanha no Torneio de Auckland, em que conquistou o primeiro título de 2003, no sábado, dia 11, o tenista catarinense Gustavo Kuerten estréia no Aberto da Austrália na madrugada desta terça, por volta de 0h30min (horário de Brasília), contra o marroquino Hicham Arazi. A partida é a terceira na recém-batizada Margareth Court Arena, a quadra número 1 do Melbourne Park.
Guga e o técnico Larri Passos chegaram a Melbourne no domingo e fizeram três treinos antes do primeiro jogo – um no domingo e outros dois nesta segunda, sem esquecer da preparação física e dos exercícios de recuperação.
– Vamos com tudo para esse jogo – disse Guga, 30º cabeça-de-chave da competição. – Peguei o ritmo da quadra e estou bem motivado, tenho que entrar bem focado e pensando em vencer o primeiro jogo contra o Arazi.
O brasileiro já enfrentou o marroquino cinco vezes, vencendo as quatro últimas:
– Na hora em que o jogo começa esse favoritismo acaba, um conhece muito bem o jogo do outro e nós sempre fizemos jogos muitos disputados.
O título em Auckland rendeu a Guga uma boa ascensão no ranking mundial (que leva em conta apenas os melhores resultados obtidos nas últimas 52 semanas). O brasileiro passou do 37º para o 29º lugar e tem agora 1095 pontos. Na Corrida dos Campeões 2003 (lista que avalia apenas o desempenho na atual temporada), Guga conseguiu o melhor início de temporada de toda a sua carreira, aparecendo na sexta posição, com 35 pontos. Uma vitória na primeira rodada do Grand Slam australiano, do qual Guga participa pela sétima vez, vale 35 pontos no ranking mundial e outros sete na Corrida.