| 04/06/2008 16h08min
O atacante holandês Robin van Persie participou de todo o treino desta quarta da seleção da Holanda, o primeiro em um mês por conta de diversos problemas físicos, mas não deve estar em campo na estréia pelo Grupo C da Eurocopa, contra a Itália, na próxima segunda. A equipe comandada já está instalada na cidade suíça e Lausanne e trabalhou no estádio olímpico, seu centro de treinos durante a competição.
O técnico disse estar satisfeito pela volta do atacante do Arsenal, mas admitiu que ele ainda não tem condições de jogo.
– Ele treinou pela primeira vez em quatro semanas. Fisicamente está bem, mas veremos como evolui. É um pouco cedo para saber como ele está, teremos que esperar – disse Van Basten em coletiva no Museu Olímpico de Lausanne.
Ao falar sobre a estréia diante dos italianos, no Stade de Suisse de Berna, o treinador reconheceu que o adversário sentirá a ausência do zagueiro Fabio Cannavaro, cortado por ter rompido dois ligamentos do joelho esquerdo.
– Eles não só perderam um de seus melhores jogadores, mas também seu capitão – disse o técnico holandês, que acha que a Itália conta com "bons substitutos" para Cannavaro.
– Ele é muito importante para sua equipe. Não é que sua ausência seja negativa, mas sempre tentamos vencer contando com os melhores em campo – comentou o treinador.
Apesar de ter ficado no grupo mais difícil do torneio - Itália e França foram finalistas da última Copa do Mundo, enquanto a Romênia fez boa campanha nas Eliminatórias -, Van Basten ainda sonha com o título em sua última competição à frente da Holanda.
– Ser campeão seria maravilhoso não apenas porque eu deixarei a seleção ao término da Eurocopa, mas porque vencer é sempre o mais importante – comentou o técnico, que assumirá o Ajax.
AGÊNCIA EFE