| 02/06/2008 11h57min
A menos de uma semana do início da Eurocopa, os jogadores italianos divergem sobre as chances da seleção do país no torneio. Enquanto o volante Gennaro Gattuso aponta a Azzurra como favorita ao título por sua condição de atual campeã do mundo, o goleiro Gianluigi Buffon prevê dificuldades.
Ao site da Fifa, o jogador do Milan elogiou o trabalho do técnico Roberto Donadoni, que substituiu Marcelo Lippi após a Copa de 2006, e prometeu que a Itália não fará feio como na última edição da Euro, em Portugal, quando caiu logo na primeira fase, assim como a Alemanha e a Espanha.
– Claro que somos os favoritos agora. Somos os atuais campeões do mundo e conseguimos nossa classificação para a Euro vencendo em um difícil grupo com França, Escócia e Ucrânia – afirmou Gattuso, antes de apontar França, Portugal, Holanda, Alemanha e Grécia como ameaças à conquista do torneio.
Ao ser perguntado sobre os jogadores que podem se sobressair na competição continental, Gattuso previu jogos de excelente técnica na Euro.
– Da nossa equipe, escolheria Buffon, Pirlo e Luca Toni. Cristiano Ronaldo, Fernando Torres e Ibrahimovic devem, igualmente, protagonizar uma competição fantástica, devido às suas qualidades técnicas e físicas – elogiou.
O otimismo de Gattuso para Euro contrasta com o desânimo de Buffon.
– Somos um dos sérios candidatos ao triunfo final, uma vez que somos campeões do mundo. Contudo, acho que vencer novamente será muito complicado – apostou o goleiro da Juventus, antes de antever que a sorte não estará ao lado dos italianos na Áustria e na Suíça.
– Depois de ganharmos a Copa do Mundo nos pênaltis, perderemos nesta Eurocopa se precisarmos das penalidades novamente. São as regras da sorte e do azar. Independente disso, o mais importante mesmo será chegar à final – concluiu o camisa 1.
GAZETA PRESS