| 11/01/2003 16h22min
O brasileiro Gustavo Kuerten decide o título do Torneio de Auckland neste sábado, dia 11, contra o eslovaco Domink Hrbaty. A partida começa por volta das 21h (horário de Brasília) na quadra coberta central do ASB Tennis Center, em Auckland, na Nova Zelândia.
Essa será a 25ª final que Guga disputa em sua carreira. Se vencer Domink Hrbaty, o tenista catarinense fatura seu 18º título, o quinto em quadra rápida, e abre com chave de ouro sua temporada de 2003.
Para chegar à final, Guga superou Martin Verkerk (HOL), Michael Russell (EUA) e os argentinos Guillermo Coria e Mariano Zabaleta. Além disso, precisou de paciência por causa do persistente mau tempo que várias vezes obrigou a interrupção de seus jogos. A partida contra Russell, por exemplo, demorou dois dias para acabar.
Como a programação do torneio atrasou devido à chuva, Guga chegou a disputar dois jogos no mesmo dia:
– Estou realmente muito feliz. Me senti muito bem nesses dois jogos, vou crescendo a cada partida e jogando melhor nos pontos importantes. Não estou acostumado a jogar duas partidas no mesmo dia e consegui vencer as duas. Vou curtir esse momento e quem sabe jogar melhor ainda na final – afirmou o tenista.
O bom preparo físico de Guga deve-se sobretudo à forte pré-temporada realizada na academia do técnido Larri Passos em Camboriú (SC).
– O Guga está de parabéns. Precisou superar tudo nesta semana, enfrentou condições difíceis e o que prevaleceu mesmo foi a parte mental. Terminamos 2002 muito bem tecnicamente e esta parte está perfeita – disse Larri.
De acordo com o técnico, Hrbaty (51º colocado no Sistema de Entrada e campeão do Torneio de Auckland em 2001) será um adversário parecido com Coria.
– Ele joga meio parecido com o Coria. O Guga vai precisar ficar atento e atacar quando surgir uma oportunidade – contou.
Guga, que já enfrentou Hrbaty duas vezes e perdeu as duas, acredita que em uma final o retrospecto não influencia muito.
– Não tenho bom retrospecto contra o Hrbaty. Mas quando você joga uma final as coisas são diferentes. Depende muito de como você acorda no dia, do nervosismo do momento. Vou tentar curtir muito essa oportunidade. Não é sempre que a gente joga uma final – declarou.
A última decisão em simples que o tricampeão de Roland Garros disputou foi em outubro do ano passado, quando perdeu no carpete coberto de Lyon para o francês Paul Henri Mathieu.
O último título conquistado também foi em quadra rápida: em setembro, no Brasil Open, na Costa do Sauípe (BA), quando derrotou o argentino Guillermo Coria.
Por já estar na final em Auckland, Guga garante 120 pontos no Sistema de Entrada, ranking com os melhores resultados das últimas 52 semanas e no qual o tenista ocupa a 37ª colocação.
Outros 24 pontos estão garantidos para a Corrida dos Campeões 2003 (que inclui apenas os resultados da atual temporada).