| 30/05/2008 17h14min
Gustavo Kuerten terminou o último dia de sua carreira profissional com um prêmio. Ganhou uma homenagem especial da imprensa internacional que cobre o torneio por "serviços prestados". Antes, comandou uma festa na quadra 3 de Roland Garros, apesar da derrota para a dupla romena que encerrou definitivamente sua carreira.
— O Grosjean não estava no melhor da forma dele, estava com problemas no ombro e não conseguia sacar direito. Mas foi divertido e emocionante, principalmente na entrada, com a torcida brasileira toda empolgada e gritando. Foi um extra bem divertido. Agora acabou. Não jogo nem em simples, nem duplas, nem duplas mistas — disse ele minutos depois da derrota por 5/7, 6/3 e 6/1 para os romenos Florin Mergea e Horia Tecau.
Dentro da quadra, Guga estava solto. O jogo atrasou mais de duas horas por causa da desistência de Julian Benneteau, que seria seu adversário. Após horas de espera, a torcida pediu para que Guga e o francês batessem bola. Os dois atenderam e levaram os mais de 1.200 torcedores ao delírio.
A arquibancada mais parecia a do torneio de Florianópolis. Centenas de brasileiros carregando bandeiras, vestindo camisas do Flamengo, Corinthians, Atlético-MG, Sport e Avaí, que não paravam de gritar o nome do brasileiro. Do lado de fora, mais de cem pessoas esperavam para conseguir um lugar, mas não foi possível.
Após o jogo, ele ganhou uma última homenagem. Uma equipe de TV americana mostrou vídeos de jogadores fazendo homenagens a ele. Guga chorou de rir ao ver o vídeo em um laptop na sala de imprensa. As informações são do Globoesporte.com.