| 27/05/2008 07h24min
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou nesta terça-feira em Sydney a suspensão temporária da proibição de disputar partidas acima dos 2.750 metros de altitude. Blatter propôs um pacote de normas para a prática do futebol "em condições extremas", que inclui o alto calor, umidade e frio e os altos níveis de poluição. Esta decisão afeta as Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo da África do Sul de 2010.
No ano passado, a Fifa proibiu as partidas acima dos 2.750 metros de altitude, porque as equipes visitantes não teriam tempo suficiente para se adaptar a uma atmosfera pobre em oxigênio. A proibição afetou cidades como La Paz, situada a 3,6 mil metros de altura, e Quito, a 2.830 metros.
Após um simpósio, a Comissão de Medicina da Fifa recomendou que será permitido jogar na altitude após um período de adaptação dos jogadores.
— Vamos permitir os jogos na altitude de La Paz de maneira provisória, mas vamos reabrir o debate
para continuar analisando a situação —
destacou Blatter.
A decisão da Fifa acontece depois de uma série de pressões dos países sul-americanos que se diziam prejudicados pela regra — principalmente Bolívia e Equador. O presidente boliviano, Evo Morales, foi o principal líder dos protestos contra o que chamou de "apartheid do futebol". Para sensibilizar a Fifa, ele chegou a disputar partidas em cidades acima do limite proposto pela entidade.
Para substituir a proibição de jogos na altitude, a Fifa estuda um pacote de regras para a prática do "Futebol sob condições extremas", que inclui o calor, umidade, frio e altos níveis de poluição.