| 26/04/2008 18h44min
O presidente da Bolívia, Evo Morales, estreou hoje no torneio da segunda divisão de seu país na partida do seu time, o Litoral, contra o Municipal. Morales, que tem o objetivo de defender a prática do futebol na altitude, jogou os 40 primeiros minutos da partida.
O presidente, de 48 anos, vestiu a camisa número 10 e jogou como apoiador. Além disso, correu como todos os outros jogadores e deu dois passes que "por azar, não resultaram em gols", segundo Juan Carlos Apaza, dirigente do Litoral, disse. A partida terminou com a vitória de 4 a 1 do time de Morales e foi jogada no campo do Litoral, equipe que pertence à Polícia Nacional.
O presidente da Bolívia se inscreveu no final de março no elenco do clube para defender a prática do futebol na altitude. A Federação Internacional de Futebol (Fifa, em inglês) vetou a realização de jogos no estádio Hernando Siles, em La Paz, situado a 3,6 mil metros acima do nível do mar.
No entanto, Morales não teve
tempo para treinar com os companheiros
de equipe, embora jogue futebol com alguns ministros, agentes de segurança e ex-jogadores da seleção boliviana. Segundo Apaza, o presidente se comprometeu a jogar as próximas partidas do Litoral, programadas para 1º e 11 de maio.
Na sua campanha contra o veto da Fifa, Morales participou de uma partida em março ao lado do ex-jogador argentino Diego Armando Maradona em La Paz. A Fifa pediu na semana passada à Federação Boliviana de Futebol (FBF) a mudança do local onde manda as suas partidas nas Eliminatórias da Copa de 2010. Segundo a entidade máxima do futebol, os jogadores são liberados pelos clubes quatro dias antes dos jogos, enquanto o período de adaptação exigido para jogos na capital boliviana é de duas semanas.
Presidente da Bolívia se inscreveu no final de março no elenco do clube para defender a prática do futebol na altitude
Foto:
Stringer, EFE