| 26/05/2008 16h11min
O Barcelona apresentou nesta segunda-feira o meio-campista Seydou Keita, de 28 anos, que estava no Sevilla. O jogador, nascido em Mali, foi o primeiro a ser contrado como parte da reformulação que o clube pretende fazer nos próximos meses, visando à temporada 2008/09.
Não foram divulgados detalhes financeiros, mas as informações são de que o jogador custou 14 milhões de euros (cerca de R$ 36 milhões) e tem sua multa rescisória fixada em 90 milhões de euros (R$ 235 milhões). Em declarações ao site do clube, na chegada, Keita disse ter ficado feliz com o acordo porque o Barcelona é um "grande clube". Ele teria recusado outras propostas.
— Tudo foi muito fácil, já que queria jogar no Barça. O mais difícil foi o acordo entre Sevilla e Barcelona. Resolvido este ponto, tudo ficou acertado — explicou o meio-campo africano.
O meio-campista de 28 anos assinou contrato até 30 de junho de 2012 e chegou para substituir o brasileiro naturalizado português Deco,
cuja saída é quase certa. Keita
ganhou destaque no Mundial Sub-20 da Nigéria de 1999, quando levou o Mali ao terceiro lugar e foi eleito melhor jogador do campeonato. Primeiro jogador do Mali na história do Barça, o meia não ocupará vaga de estrangeiro, pois tem passaporte francês, apesar de defender seu país natal. Na França, ele passou por Olympique, de Marselha, Lorient e Lens.
A reformulação no Barcelona teve início com a saída do treinador Frank Rijkaard, que deu lugar ao ex-jogador do clube Pepe Guardiola. O volante brasileiro Edmilson também deixou o clube, transferindo-se para o Villarreal. O meia-atacante Ronaldinho, o centroavante Eto'o, o meia Deco e o lateral Zambrotta também estão na lista de possíveis negociados.