| 24/05/2008 18h15min
Após perder o Campeonato Italiano para a Internazionale, a Roma deu o troco na rival ao conquistar seu nono título da Copa Itália com uma vitória por 2 a 1, neste sábado, no estádio Olímpico. No ano passado, a equipe da capital já havia se sagrado campeã em cima da de Milão.
Com o apoio do tetracampeão mundial Aldair, presente nas arquibancadas do estádio Olímpico, a Roma pressionou a Internazionale desde os primeiros minutos da decisão. Aos 15, o francês Giuly assustou o goleiro Toldo com um chute forte da entrada da área, para fora.
Cerca de dez minutos depois, foi a vez de Simone Perrotta aparecer com perigo no ataque da Roma. Primeiro, ele fez jogada individual, chutou rasteiro e, por pouco, Mirko Vucinic não chegou a tempo de completar para o gol. Na seqüência, soltou o pé da entrada área, porém Toldo fez boa defesa.
Não demorou muito para a Roma abrir o placar. Aos 36 minutos, após cobrança de escanteio, o zagueiro francês Mexes escorou de
primeira, surpreendendo a defesa da
Internazionale: 1 a 0.
No intervalo, o técnico Roberto Mancini tentou melhorar a Inter de Milão com a entrada de Pele no lugar de Dejan Stankovic. Não adiantou de imediato. Vucinic, aos 8, recebeu lançamento em posição legal e deslocou Toldo com um toque sutil na bola. Perrotta completou para as redes.
Desta vez, no entanto, a Internazionale reagiu. Aos 15, Aquilani cortou parcialmente após cobrança de escanteio, e Pele dominou na entrada da área antes de concluir no ângulo do gol defendido por Doni, que nem reagiu. O empate quase veio em seguida, através de um chute na trave de Maicon.
Na tentativa de conter o ímpeto da Internazionale, Luciano Spaletti sacou Giuly e Perrotta para mandar a campo Matteo Brighi e o brasileiro Cicinho. Mesmo acuada, a Roma conseguiu administrar a partida até o apito final.