| 24/05/2008 18h08min
O judô brasileiro não teve um bom desempenho neste sábado na Super Copa do Mundo de Judô, disputada em Moscou, na Rússia. Luciano Correa (-100kg), Walter Santos (+100kg), Claudirene César (-78kg) e Priscila Marques (+78kg) foram derrotados na disputa pelo terceiro lugar e ficaram na quinta colocação.
O campeão mundial Luciano Correa disputou cinco lutas. Na estréia, venceu o austríaco Florian Lindner por yuko. Na segunda luta foi superado por ippon pelo russo Viacheslav Mikhaylin, que acabou conquistando a medalha de bronze no evento. Na repescagem, o brasileiro venceu o georgiano Levan Razmadze por koka e grego Dionysis Iliadis por ippon. Na luta pelo bronze, caiu diante do russo Askhab Kostoev, sofrendo um yuko a 20 segundos do final.
Já Walter Santos, que substituiu o lesionado João Gabriel Schlittler, fez três lutas. Na estréia, vitória sobre o russo Andrey Volkov por yuko. Na segunda rodada, Walter perdeu por wazari para o bielorusso, que acabou se sagrando campeão da categoria. Na disputa pelo bronze, o brasileiro foi superado por wazari pelo francês Jean-Sebastien Bonvoisin.
Pelo feminino, Claudirene César, convocada para substituir Edinanci Silva, fez quatro lutas. Ela começou com vitória por yuko sobre a russa Flora Mkhitaryan. No combate seguinte, perdeu por wazari para Purev Jarq Lkhamdegd, da Mongólia. Na repescagem, venceu por ippon a bielorussa Katsiaryna Radzevich, mas foi superada por ippon pela russa Alana Kanteeva na luta pelo bronze.
Priscila Marques mostrou que está em boa fase e venceu sua chave na parte eliminatória da competição. Primeiro, passou por Anna Balashova, da Rússia, por ippon, e depois por Iryna Iadkouskaya, da Bielorússia, também por ippon. Na semifinal, caiu diante da francesa Eva Bisseni por yuko e na disputa da medalha de bronze voltou a perder, desta vez para Ksenia Chibisova, da Rússia, por ippon.
Também competiram neste sábado Eduardo Santos (-90kg) e Mayra Aguiar (-70kg). Os dois judocas não foram tão bem e ficaram na sétima colocação. Os campeões mundiais João Derly (-66kg) e Tiago Camilo (-81kg), que embarcaram para a Rússia junto com o restante da equipe olímpica brasileira, foram poupados da competição por causa de lesões.