| 14/05/2008 15h23min
A 86 dias da abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, o judoca brasileiro João Gabriel Schlittler terá de ficar pelo menos 30 dias afastado dos tatames. Nesta quarta-feira, o peso pesado passou por uma avaliação médica em São Paulo que constatou uma lesão no ligamento cruzado de seu joelho direito.
A contusão foi sofrida durante um treinamento com o atual campeão mundial da categoria, o francês Teddy Riner, em Belo Horizonte (MG). O médico da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), no entanto, diz que o contratempo não ameaça sua participação nas Olimpíadas.
– Já começamos o tratamento de fisioterapia. João ficará mais uma semana em São Paulo e, depois disso, voltará ao Rio para dar continuidade ao trabalho e retomar a preparação física. Ele está apto a voltar a competir em um mês e meio no máximo – explicou o médico Wagner Castropil.
O judoca, que planeja voltar aos treinos no dia 15 de junho, está confiante na recuperação. João Gabriel, que conquistou a medalha de bronze no Mundial de 2007, diz que não está tendo dificuldades para andar e se movimentar.
– Estou muito confiante na recuperação. Na hora da lesão, só pensei na dor. Estou caminhando normalmente e fazendo os movimentos com o joelho sem nenhuma limitação. Acho que a minha musculatura forte ajuda a minimizar qualquer impacto nas articulações – contou.
Por causa da lesão, João Gabriel não embarcará na próxima terça-feira com a equipe brasileira para Moscou, onde acontecerá a Super Copa do Mundo e o Campeonato Europeu por Equipes. Seu reserva Walter Santos, ouro no campeonato Pan-Americano de Miami, na última semana, será o substituto.
As informações são do GloboEsporte.com.