| 20/05/2008 19h02min
Fluminense e São Paulo decidem nesta quarta, no Maracanã, às 21h50min (horário de Brasília), quem será o primeiro — e talvez único — representante brasileiro na semifinal da Copa Libertadores. Na primeira partida, disputada quarta passada no Morumbi, o tricolor paulista venceu por 1 a 0 com gol de Adriano, convocado novamente para a seleção brasileira.
O time do Morumbi esteve melhor naquele jogo, mas não soube transformar as jogadas em gols. Já o Fluminense conseguiu suportar a pressão e, apesar da derrota, ficou satisfeito com o placar. O São Paulo pode empatar e até perder por um gol de diferença, desde que marque fora de casa. Caso o time carioca vença por 1 a 0, o jogo irá para os pênaltis.
No final de semana, em jogos pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, os dois times atuaram de novo com equipes mistas. Os paulistas empataram em 1 a 1 com o Atlético-PR, em Curitiba. E o Fluminense perdeu em casa para o Náutico por 2 a 0, com falha do goleiro Fernando
Henrique no primeiro gol.
Ambas as equipes têm um ponto em seis já disputados.
Na Libertadores, os dois treinadores podem repetir os times do primeiro jogo das quartas. No time carioca, Renato Gaúcho pode surpreender com a escalação do zagueiro Thiago Silva, já recuperado de um estiramento na coxa esquerda. No São Paulo, Muricy Ramalho prefere não lamentar a ausência do meia Jorge Wagner, apesar da relevância do jogador. Assim, Hugo deve continuar como titular.
Para quarta, a expectativa da diretoria do Fluminense é de grande público. Espera-se mais de 70 mil espectadores. Ainda não está definido o adversário de quem se classificar deste confronto. Os jogos da próxima fase dependem dos resultados das outras partidas das quartas-de-final, por força do regulamento. Se o Santos conseguir eliminar o América do México e se classificar, enfrentará quem sair deste confronto. Porém, caso os mexicanos avancem, o adversário será quem sair da série entre o Boca Juniors da Argentina, atual campeão, e o
Atlas, também do México.
Prováveis escalações:
Fluminense: Fernando Henrique; Gabriel, Roger (Thiago Silva), Luis Alberto e Júnior César; Ygor, Arouca, Conca e Thiago Neves; Dodô e Washington. Técnico: Renato Gaúcho.
São Paulo: Rogério Ceni; Éder, Alex Silva, Miranda e Richarlyson; Zé Luis, Hernanes, Éder Luis e Hugo; Borges e Adriano. Técnico: Muricy Ramalho.
Árbitro: Carlos Amarilla (PAR), auxiliado por seus compatriotas Manuel Bernal e Tiburcio Gauto.