| 20/05/2008 14h38min
Uma surpresa marcou a definição do triangular que apontou a dupla brasileira no qualifying do Aberto do Japão, quarta etapa do circuito mundial de vôlei de praia: Maria Clara e Carolina perderam pela primeira vez no ano para Agatha e Shaylyn (22/20 e 21/17) e já estão fora do torneio em Osaka. Nesta quarta, as vencedoras tentam alcançar uma das oito vagas e se juntar às 24 pré-classificadas à chave principal.
As irmãs cariocas haviam vencido os três encontros anteriores no circuito brasileiro de 2008. Mas o favoritismo esbarrou na maior disposição e menor número de erros das adversárias, que haviam eliminado pouco antes as experientes Leila e Sandra Pires em três sets – 23/25, 21/17 e 15/11.
– Jogamos mal e elas aproveitaram a chance – resumiu Maria Clara, capitã da dupla.
As filhas da ex-jogadora e atual técnica da equipe Isabel Salgado permanecem no Japão até sábado, quando partem para a Espanha no início da fase européia. O Aberto de Barcelona começará já na terça-feira com as disputas preliminares para quatro duplas brasileiras. Além de Maria Clara e Carolina estão inscritas Agatha/Shaylyn, Maria Elisa/Val e Ângela/Virna, que ocupam o lugar de Leila e Sandra Pires em função do melhor posicionamento no ranking nacional.
– Não será nada fácil passar pelo country quota mais uma vez – lembrou Maria Clara, que aposta no sucesso de Agatha e Shaylyn no qualifying em Osaka.
– Acho que elas entrarão sem dificuldades no grupo de elite – arriscou.
Se reconhece que a empreitada será complicada em Barcelona, que receberá uma etapa do circuito mundial pela primeira vez, Maria Clara comemora a ida direto para a chave principal na semana seguinte em Stare Jablonki, na Polônia, já que ela e Carolina ocuparão a vaga aberta pela desistência de Juliana e Larissa.