| 14/05/2008 13h59min
As brasileiras Maria Clara e Carolina caíram no qualifying do Aberto de Seul (Coréia do Sul), nesta quarta, ao serem derrotadas pelas mexicanas Mayra Garcia e Bibiana Candelas por 2 a 1 (16/21, 27/25 e 6/15) na arena do Rio Han. Com o resultado, o Brasil será representado por Juliana/Larissa, Renata/Talita e Ana Paula/Shelda na chave principal, que será aberta nesta quinta-feira.
Como pré-classificadas de número 1 do qualifying, as irmãs cariocas ficaram fora da primeira rodada. Na segunda, bateram com tranqüilidade as canadenses Moppett-Niemczewska por 2 a 0 (21/12 e 21/14). Mas não foram capazes de resistir às mexicanas, apenas as 16ª pré-classificadas no torneio classificatório. Com 1m96cm, a gigante Bibiana Candelas se tornou um paredão intransponível para as brasileiras. Carolina, a mais alta das filhas da ex-jogadora e atual treinadora Isabel Salgado, mede 1m78cm.
– Elas atuaram muito bem. No primeiro set, perdíamos de 9/5, reagimos para 14/12, mas a partir de então elas controlaram nossa virada de bola. O segundo foi muito disputado, estávamos perdendo e ganhamos no sufoco. O problema foi o terceiro, quando praticamente nem entramos na quadra – explicou a capitã Maria Clara.
– A verdade é que as mexicanas melhoraram. A Mayra Garcia tem experiência de Olimpíada e a Bibiana não apenas ocupa muito espaço, como também é esperta – completou.
O resultado foi uma ducha de água gelada para Maria Clara e Carolina, que na véspera haviam superado o “country quota” (competição entre equipes do mesmo país que não estão incluídas entre as 24 pré-classificadas ao grupo de elite) com a vitória por 2 a 1 sobre Leila e Sandra Pires. Agora, elas anteciparão os preparativos para o Aberto de Osaka (Japão), cuja fase preliminar começará na terça-feira.
– O nível do qualy está cada vez mais alto. Espero que o sorteio das chaves nos favoreça no Japão – afirmou Maria Clara.
As bicampeãs Juliana e Larissa estréiam contra as sul-coreanas H.J. Song e H.S. Woo, convidadas dos organizadores. Renata e Talita, campeãs em Xangai, fazem o primeiro jogo com as holandesas Keizer/De Vries, enquanto Ana Paula e Shelda encaram as filipinas Ilustre/Pascua na condição de francas favoritas. As norte-americanas Kerri Walsh e Misty May/Treanor, que entrariam como cabeças-de-chave número 1, abriram mão da competição na Ásia.