| 19/05/2008 19h13min
Dois dias antes de disputar a final da Liga dos Campeões pelo Manchester United, diante do Chelsea, em Moscou, o atacante português Cristiano Ronaldo ganhou a Chuteira de Ouro, entregue ao jogador que marcou mais gols nos campeonatos nacionais europeus. Com 31 gols no Campeonato Inglês, ele não foi superado por ninguém na rodada do último fim de semana, e terminou com 62 pontos.
O segundo colocado foi Guiza, do Mallorca, que terminou como artilheiro do Campeonato Espanhol, com 27 gols e 54 pontos. Huntelaar, do Ajax, foi quem mais balançou as redes na temporada em números absolutos, com 33 gols, mas somou 49,5 pontos, já que o Campeonato Holandês é considerado mais fácil e, por isso, os gols têm peso menor — 1,5. O prêmio é entregue por uma associação que reúne os principais jornais esportivos da Europa.
No ano passado, essa regra tirou o prêmio do brasileiro Afonso Alves, que marcou mais gols mas fez menos pontos que Totti, da Roma. O melhor brasileiro deste ano foi
Luis Fabiano, do
Sevilla, que terminou em quarto lugar, com 48 pontos, empatado com Fernando Torres (Liverpool), Adebayor (Arsenal) e Luca Toni (Bayern de Munique).
Além disso, Cristiano Ronaldo igualou o recorde da história da Premier League, ao lado de Alan Shearer, que marcou 31 gols em 1995/1996, jogando pelo Blackburn. O português também já havia sido eleito o melhor jogador do Campeonato Inglês na escolha dos próprios jogadores.