| 17/05/2008 13h56min
É Alize Cornet quem enfrentará Jelena Jankovic na final do Torneio de Roma. Neste sábado, a jovem de apenas 18 anos continuou sua caminhada surpreendente no evento italiano e bateu a russa Anna Chakvetadze por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.
Número 34 do mundo, Cornet confirmou com brilhantismo o posto de grande zebra da competição. Em solo romano, a francesa precisou furar o qualifying para entrar na chave principal e depois foi eliminando cabeças-de-chave – passou por Francesca Schiavone na segunda rodada e por Svetlana Kuznetsova nas oitavas.
Para fechar, beneficiou-se de um W.O. de Serena Williams (dores nas costas) e nem precisou entrar em quadra para se garantir nas semis, em que eliminou Chakvetadze, sexta pré-classificada, em 1h41 de bola em quadra.
Em ascensão na carreira, Cornet tem como melhor resultado no ano o vice-campeonato do Torneio de Acapulco, em que foi derrotada por Flavia Pennetta. Agora, parte para disputar sua primeira final de eventos de primeira linha (Tier 1) e, se quiser ser campeão, precisará bater mais uma favorita.
Trata-se da sérvia Jelena Jankovic que leva vantagem tanto no desempenho físico, já que contou com um W.O. de Maria Sharapova (estiramento na panturrilha) para atingir a decisão.
A tenista número quatro da WTA, atual campeã em Roma, também tem a seu favor o fato de ter vencido o único jogo realizado com a francesa – faturou por 2 sets a 1 a partida válida pela terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, no ano passado.