| 13/05/2008 19h08min
O técnico do Zenit, Dick Advocaat, surpreendeu a imprensa mundial ao declarar que não quer jogadores negros na sua equipe. Finalista da Copa da Uefa (encara o Rangers, da Escócia, nesta quarta-feira), a equipe russa possui várias torcidas organizadas racistas. Tanto que o clube correu o risco de ser eliminado do torneio por causa de insultos contra jogadores do Olympique, de Marselha.
— Não quero negros no meu time porque meus torcedores não querem. Honestamente, não entendo por que eles prestam tanta atenção na cor da pele — disse Advocaat, em entrevista ao portal espanhol 20 Minutos.
Em comunicado oficial, o clube russo nega que os torcedores sejam racistas:
"O Zenit une jogadores de diferentes nacionalidades e religiões. Nosso clube tem milhões de torcedores, em diferentes países. O clube e seus jogadores participam freqüentemente de programas anti-racistas"
Aos 60 anos, Advocaat já treinou as seleções da Holanda, da Coréia
do Sul e dos Emirados Árabes. Sobre a decisão, o
treinador afirmou que sua equipe está bem em todos os aspectos: físico, técnico e emocional. O duelo entre Zenit e Rangers acontece nesta quarta-feira, no estádio City of Manchester, na Inglaterra. As informações são do site Globoesporte.com.