| 13/05/2008 18h55min
O técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, está otimista com os problemas físicos de Jaqueline. A atleta sofreu uma contusão no ligamento colateral lateral e outra lesão no menisco lateral do joelho direito.
– Cabe ao médico Júlio Nardelli fazer essa avaliação, mas quero crer que nada de mais grave tenha acontecido. O joelho não inchou, e isso já é um bom sinal – destaca o treinador. – A Jaqueline vai participar dos treinos com bola, provavelmente, só daqui a duas semanas. Digo provavelmente porque a recuperação dela pode acontecer até antes. Por isso, o Nardelli não fixou um prazo determinado – continua.
Porém, Zé Roberto mantém a preocupação com a lesão da atleta:
– O problema no menisco inspira cuidados. Temos que aguardar. É lógico que a Jaqueline perde em treinamento. O grupo já está evoluindo no aspecto físico e agora também no aspecto técnico. Isso porque estamos aumentando o volume e a intensidade dos treinos.
Apesar da lesão da ponteira, o treinador acredita que as jogadoras que atuam fora do país se apresentaram em melhor condicionamento este ano do que em temporadas passadas. Isso se deve ao fato de ele mesmo e dos preparadores físicos José Elias de Proença e Ângelo Vercesi terem procurado acompanhar as atletas ao longo dos períodos em que cada uma defendeu seu respectivo clube.
– Conseguimos dar continuidade no trabalho, principalmente físico e técnico, porque as atletas que jogam no Exterior puderam atuar com técnicos brasileiros que fazem parte da seleção. Este foi um diferencial de todos os anos anteriores. Tivemos um ganho neste aspecto – comemora Zé Roberto.
GAZETA PRESS