| 12/05/2008 20h50min
Com uma virada impressionante no último quarto, a Ulbra/Rio Claro (SP) garantiu em casa a vitória sobre o Ciser/Univille, de Joinville (SC) por 87 a 79 na noite desta segunda, dia 12. O resultado empata em 1 a 1 a série de confronto entre as equipes no play-offs das quarta-de-final do Campeonato Nacional de Basquete Masculino. As duas próximas partidas estão marcadas para quarta e quinta-feira, em Joinville, ambas às 20h.
Depois de vencer a partida inaugural das quartas-de-final do Nacional Masculino, o Joinville partiu para mais uma vitória fora de casa, e quase conseguiu seu objetivo. Liderou praticamente o confronto todo e chegou a ficar com vantagem de 16 pontos, durante o terceiro quarto.
Na última etapa, porém, a equipe de Rio Claro marcou 11 pontos diretos e igualou tudo: 68 a 68. Com mais chutes certeiros dos paulistas e falhas do time catarinense, a equipe virou o jogo e garantiu a vitória.
O cestinha da partida foi Vanderlei, da Ulbra/Rio Claro, com 21 pontos. Os principais pontuadores do clube catarinense foram Espiga, Shilton e Williams, com 15 pontos cada um.
— A equipe está de parabéns porque teve força e soube se superar. O Joinville chegou a abrir uma vantagem de 16 pontos no terceiro período, mas no início do último quarto conseguimos empatar em 68 a 68 até ganharmos por oito pontos. Sabemos que será uma pedreira as duas partidas em Santa Catarina e vamos confiantes para fechar a série — disse o ala Vanderlei, do time de Rio Claro.
— Foi incrível o poder de desconcentração da equipe no último período. De qualquer forma, méritos para a equipe da Ulbra que se recuperou e ganhou o jogo. Agora vamos ter duas partidas em casa e com o apoio da nossa torcida. Vamos melhorar o equilíbrio emocional para conquistar duas vitórias e fechar o play-off — comento o técnico Alberto Bial, do Joinville.
CLICRBS