| 09/05/2008 16h32min
A cidade de Uberlândia receberá neste domingo grandes nomes do atletismo brasileiro e mundial. A segunda etapa do Grande Prêmio Caixa de Atletismo reunirá 16 brasileiros que irão aos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, alem de atletas de mais 24 países. Será também mais uma chance para obtenção do índice olímpico.
Entre os brasileiros, o destaque é o triplista Jadel Gregório. Atual número 1 do ranking mundial, com a marca de 17m90cm, o medalhista de ouro no Pan do Rio é o grande favorito para a prova. Ele terá, no entanto, que enfrentar o segundo colocado na mesma lista, o argentino Juan Ignácio Cerra.
Outra importante atração será a equipe de revezamento 4x100m do Brasil. Dona da quarta melhor marca do mundo na atualidade, os velocistas vão aproveitar o evento mineiro, onde poderão correr contra equipes de outros países, para fazer uma avaliação de sua preparação para a Olimpíada.
– Em ano olímpico, todo confronto é importante. Ainda mais aqui no Brasil, em uma pista de qualidade como a que temos aqui em Uberlândia, e com clima favorável – comentou o técnico Jayme Netto.
O treinador já definiu três dos quatro integrantes da equipe. Estão confirmados os nomes de Vicente Lenílson, Sandro Viana e Jorge Clélio Cena. A quarta e última vaga está entre José Carlos Moreira, o Codó, e Bruno Lins de Barros. Um deles fica no grupo principal enquanto o outro segue para a equipe B.
Entre os estrangeiros, destaque para a atual campeã olímpica no lançamento de dardo, a cubana Osleidys Menéndez, que também é recordista mundial (71m70m) e medalhista de ouro no Pan do Rio. Já na prova dos 1.500m, romena Liliana Popescu, que tem o tempo de 4min11s39, deve travar um grande duelo com Juliana Santos, medalha de ouro no Pan do Rio com a mesma marca.
GAZETA PRESS
Esperança de medalha em Pequim, Jadel Gregório entra em ação neste domingo
Foto:
Thomas Kienzle, AP, Banco de Dados - 23/08/2008