| 10/04/2008 14h16min
Recordista mundial da maratona, o etíope Haile Gebrselassie confirmou nesta quinta-feira que disputará a prova dos 10 mil metros nos Jogos Olímpicos de Pequim. Asmático, o atleta já havia anunciado sua desistência da maratona por causa da alta poluição da capital chinesa.
Sua participação nos 10 mil metros também não era certa. No início de abril, do chefe da equipe de atletismo da Etiópia, Woldemeskel Kostre, disse que o atleta não iria disputar nenhuma prova das Olimpíadas, o que acabou não se confirmando.
– Como eu disse antes, eu não queria participar na maratona devido à minha saúde. Mas eu certamente correrei o evento dos 10 mil metros – afirmou Gebrselassie, de 34 anos, que portará a bandeira da Etiópia na cerimônia de abertura do evento.
– Eu portarei a bandeira e é minha mais séria determinação liderar os atletas de meu país nos Jogos Olímpicos – acrescentou o fundista, negando os boatos de que poderia boicotar os Jogos de Pequim por motivos políticos.
Quatro vezes campeão mundial nos 10 mil metros, Gebrselassie terminou apenas em quinto lugar na disputa dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, e depois disso passou a se concentrar nas maratonas.
GAZETA PRESS