| 08/05/2008 16h16min
O presidente do Barcelona, Joan Laporta, anunciou nesta quinta-feira a saída do holandês Frank Rijkaard como técnico do clube ao final da atual temporada e que Josep Guardiola será seu substituto. A mudança foi decidida após uma reunião da diretoria de mais de quatro horas. Mesmo com a saída, os dirigentes consideraram que Rijkaard fez um excelente trabalho, entrando para a história do clube.
Laporta disse que a escolha de Guardiola como substituto de Rijkaard garante "a continuidade da filosofia que levou a equipe aos recentes títulos". O presidente do Barcelona comunicou a decisão pessoalmente ao técnico holandês, que teria acatado "de forma elegante".
Rijkaard ainda teria um ano de contrato com o clube catalão, mas o cartola não revelou os detalhes da rescisão nem a duração do acordo com Guardiola. Laporta afirmou que também dispensará a comissão técnica, formada por Johan Neeskens, Eusebio Sacristán e Juan Carlos Unzué.
— Acabou o ciclo de
Rijkaard. Seus colaboradores também
serão afetados — disse o presidente.
O cartola assumiu que tem "grande parte" da culpa no fracasso do Barcelona na atual temporada, "por não ter tomado decisões para corrigir o rumo". Para Laporta, a tática de manter Rijkaard no comando da equipe após o fracasso na temporada 2006-07 — quando perdeu o mundial para o Inter — "não funcionou". No entanto, não deixou de falar na parcela de culpa do elenco, "que não correspondeu às expectativas, nem obedeceram o treinador".
— Se eu tivesse a facilidade de Eto'o para fazer gols ou a magia de Ronaldinho Gaúcho, garanto que lutaria muito se entrasse em campo — disse o dirigente.