| 07/05/2008 17h00min
Medalha de bronze em Atenas 2004, o maratonista Vanderlei Cordeiro não vai disputar a prova nos Jogos Olímpicos de Pequim. Nesta quarta-feira, o atleta cancelou sua participação na Maratona de Praga, que seria sua última chance para melhorar o seu tempo na prova e garantir vaga na competição. A maratona na República Tcheca está marcada para este domingo.
De acordo com o site UOL, o atleta foi submetido a um exame nesta quarta-feira, em São Paulo, que não apontou melhoras no seu músculo adutor da coxa esquerda. Uma inflamação na região diagnosticada no mês passado já havia deixado o corredor de fora da Maratona de Turim, na Itália, em abril.
Com Vanderlei fora do páreo, as três vagas brasileiras na maratona devem ficar com Marílson Gomes (líder do ranking brasileiro com o tempo de 2h08min37s), José Teles (2h12min23s) e Franck Caldeira (2h12min32s). Vanderlei era o quarto da lista, com o tempo de 2h12min53s, que não lhe dava a vaga em Pequim.
Se conseguisse melhorar sua marca, o corredor de 38 anos iria disputar sua quarta Olimpíada. Há quatro anos, em Atenas, ele liderava a maratona com boa vantagem para o segundo colocado quando foi atacado por um fanático religioso irlandês. Mesmo assim, conseguiu completar o percurso e faturar o bronze.