| 07/05/2008 13h59min
Em 37 anos de história do Campeonato Brasileiro, o Grêmio teve pela frente o São Paulo em quatro estréias e nunca sofreu um resultado negativo contra o Tricolor Paulista. Na primeira edição da competição nacional, em 1971, o time gaúcho bateu o rival por 3 a 0 em São Paulo.
Já no ano seguinte, as duas equipes se encontraram novamente no primeiro jogo da competição, com vitória gremista por 2 a 0 no Estádio Olímpico. Em 1980, a partida terminou no 0 a 0 em Porto Alegre.
O outro duelo ocorreu em 1997: o jogo, disputado na casa do Tricolor gaúcho, também acabou empatado em 0 a 0.
O Grêmio tem um bom retrospecto nas estréias no Brasileiro da Série A: foram 19 vitórias, nove derrotas e sete empates. Em 2007, o Tricolor amargou um resultado negativo ao perder por 3 a 0 para o Paraná, em Curitiba.
Mudanças no time e reforços
O jogo de sábado pode ser decisivo para a permanência de Celso Roth no comando da equipe. Fora de campo, a direção trabalha na busca de reforços e já confirmou quatro para a disputa do Brasileirão: o zagueiro Réver, ex-Paulista, os volantes Amaral (Vasco) e Makelele (Palmeiras) e o meia Tcheco (Al Itihaad).
Capitão do Tricolor em 2007, Tcheco só se apresentará no Olímpico em junho, pois ainda tem compromissos com o time árabe. Ao assumir o comando do futebol no lugar de Paulo Pelaipe, André Krieger destacou que a "cereja do bolo" só virá em agosto, projetando uma grande contratação na janela de transferências da Europa.
Do grupo atual, foram dispensados os volantes Júnior e Nunes, o meia Peter e o centroavante Tadeu. Entre os lesionados, o atacante Rodrigo Mendes está recuperado e o lateral-esquerdo Anderson Pico, que fraturou a fíbula em abril, realiza trabalhos físicos e deve estar à disposição para a segunda partida pelo Nacional, contra o Flamengo, dia 18 de maio, no Olímpico.
Já o zagueiro Teco trata de lesão no joelho e tem previsão de retorno para o fim de junho.