| 07/05/2008 13h26min
A seleção brasileira masculina de vôlei já iniciou a busca pelo bicampeonato olímpico. Grande parte dos jogadores convocados pelo técnico Bernardinho já se apresentou no Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema (RJ), para os treinamentos visando a Liga Mundial, de junho a julho, e os Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto.
Segundo Bernardinho, conquistar a medalha de ouro na China será um de seus maiores desafios à frente da seleção nos últimos oito anos. O treinador confirmou que a Liga Mundial, cuja fase final será realizada no país, servirá de preparação para Pequim e que alguns jogadores serão poupados, abrindo espaço para outros serem testados.
– Nosso objetivo é à Olimpíada na melhor forma possível. Antes, daremos o passo intermediário, que é Liga Mundial, competição na qual testaremos estratégias e formações na equipe. Não podemos queimar etapas. Mexeremos no grupo para que o desgaste não atinja os jogadores – comentou o treinador.
Alguns atletas ainda não se apresentaram ao treinador, como é o caso do líbero Sérgio Escadinha, que está disputando as finais do Campeonato Italiano e não tem data para se apresentar. Alan, Dante, Giba, Manius, Marlon e Marcelinho, que já terminaram as competições com suas equipes, são esperados em Saquarema no próximo dia 12.
Já iniciaram os treinamentos os atletas Anderson, André Heller, André Nascimento, Bruninho, Eder, Gustavo, Lucas Saatkamp, Murilo, Rodrigão, Samuel e Sidão, além do ponteiro Nalbert, de volta à seleção. Mais experiente do grupo, o jogador garante estar mai motivado do que nunca para se manter no grupo que irá a Pequim.
– Não dá para negar a minha condição de veterano, mas o importante é que tenho disposição de garoto e vou curtir intensamente cada dia. Já estou recuperado clinicamente da lesão e apto a treinar. E não há lugar melhor do que a seleção brasileira para se preparar, pela qualidade do trabalho realizado aqui – comentou o jogador.