| 06/05/2008 13h10min
A tocha olímpica completou nesta terça mais um dia de sua passagem pela China na cidade de Haikou — capital da ilha tropical de Hainan e apelidada de Cidade do Coco — onde foi recebida com aplausos e apoio total pela população local, anunciou a imprensa chinesa.
Dezenas de milhares de pessoas acompanharam a passagem da tocha pela cidade, muitos delas com bandeiras olímpicas e nacionais chinesas, após um percurso hoje de 30 quilômetros nos quais foi carregada em meio às principais atrações turísticas da localidade. A última das 208 pessoas a carregarem a tocha foi Lu Haiying, recentemente condecorada em nível nacional pela estatal Federação das Mulheres de Toda a China
(ACWF, em inglês).
Após sua passagem pela
ilha, a tocha entrará, nesta quarta, na parte continental da China e seguirá sua rota de três meses por todo o país na cidade de Cantão, capital da província homônima.
A acidentada passagem da tocha pelo mundo, onde se encontrou com os protestos de grupos pró-direitos humanos ou favoráveis à independência tibetana, ficou mais tranqüila desde que o fogo olímpico chegou à China. Entretanto, a passagem pelo Tibete, em junho, poderá voltar a causar polêmica.
Enquanto isto, outra parte do fogo sagrado está no Acampamento Base do Everest e espera as condições climáticas adequadas para ser levada por 36 montanhistas — entre eles 24 tibetanos — ao topo do monte mais alto do planeta.