| 04/05/2008 09h43min
O jogador de basquete Yi Jianlian e o ator Jackie Chan foram duas das celebridades que carregaram hoje a tocha olímpica em sua primeira passagem pela China continental, em percurso pela cidade de Sanya.
Em meio a fortes medidas de segurança, dezenas de milhares de chineses aclamaram a tocha olímpica e mostravam a bandeira da China na cidade de Sanya, na província de Hainan e sede do concurso de beleza Miss Mundo.
A última coroada como mais bela do mundo, a chinesa Zhang Zilin, foi outra das celebridades que participaram do percurso da chama olímpica. A honra de ser a primeira a carregar a tocha, no entanto, foi da patinadora de velocidade Yang Yang, que venceu o primeiro ouro da China em Jogos Olímpicos de Inverno, em 2002.
A maratona da chama olímpica durou quase dez horas, com um percurso de cerca de 30 quilômetros. A tocha olímpica chega à província de Hainan após passar na sexta-feira por Hong Kong e Macau.
O percurso
por Sanya foi cuidadosamente escolhido para mostrar que
o revezamento deveria ser para Pequim "uma viagem de harmonia".
Após seu caótico percurso internacional, a tocha já está em casa, onde o sentimento de patriotismo foi exacerbado devido aos protestos mundiais contra o regime comunista chinês.
A tocha viajará por mais de cem localidades chinesas, e o maior temor para os organizadores está agora em sua passagem por duas regiões conflituosas: o Tibete e a região noroeste de Xinjiang.
Enquanto isso, uma réplica da tocha olímpica espera no Monte Everest que as condições meteorológicas melhorem, para poder iniciar a subida até o "teto do mundo".