| 04/05/2008 11h48min
Ninguém parou Thomaz Bellucci no challenger de Túnis. Neste domingo, o brasileiro despachou mais um adversário para conquistar seu terceiro título nesta temporada e ficar muito próximo de entrar no top 100 do ranking de entradas. A vítima da vez foi o sérvio Dusan Vemic, 175º da lista, batido por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4.
A conquista do forte evento tunisiano, que distribuiu US$ 125 mil (R$ 210 mil) em prêmios, só vem a aumentar a seqüência de bons resultados de Bellucci, que conheceu sua décima vitória seguida. Em 2008, ele realiza temporada impecável – iniciou na 183ª posição da lista, mas faturou títulos em Santiago e Florianópolis e venceu sua primeira partida em nível ATP, no Torneio de Buenos Aires, para atingir a atual 126ª.
Agora, com os 88 pontos ganhos pelo novo título, ele passa a somar 446 e igual a quantia de Kei Nishikori, o número 100 do mundo. No entanto, o paulista ainda ficará fora do seleto grupo devido aos critérios de desempate – o japonês leva a melhor por ter pontos em Masters Series.
Por outro lado, Bellucci já comemora a conquista de vaga direta na chave principal em Wimbledon, o terceiro Grand Slam do ano, já que deve aparecer no 101º posto da lista a ser divulgada nesta segunda-feira; de quebra, ainda conquista um posicionamento suficiente para entrar na chave de diversos torneios da ATP sem a necessididade de disputar o qualificatório.
Como defende apenas 17 pontos em todo o mês de maio, ele tem grandes chances de se tornar, aos 20 anos e cinco meses de idade, o segundo tenista brasileiro mais jovem a furar o top 100 – só atrás de Gustavo Kuerten, que o fez com 19 anos e 11 meses, e à frente de Jaime Oncis, que conseguiu o feito com 20 anos e sete meses.
GAZETA PRESS