| 03/05/2008 13h25min
Os brasileiros Pedro Solberg e Harley venceram a dupla chinesa formada por Penggen Wu e Linyin Xu por 2 sets a 0 (21/16 e 21/16) e conquistaram o Aberto de Xangai, segunda etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia.
As duas duplas reeditaram a final do Aberto de Adelaide, primeira eatapa da temporada, que aconteceu no final de março. Assim como ocorreu nas areias australianas, a dupla brasileira levou a melhor no confronto.
A luta pelo terceiro lugar reuniu as duplas brasileiras Márcio e Fábio Luiz contra Franco e Pedro Cunha, que venceram por 2 sets a 0 (23/21 e 21/25).
A terceira etapa do Circuito Mundial será disputada em Praga, entre os dias 6 e 11 de maio.
Olimpíadas
Márcio e Fábio Luiz continuam somando os mesmos 4.740 pontos, enquanto Pedro Solberg e Harley ganharam mais 80 e foram a 4.400 - diferença, portanto, de 340. No entanto, restam ainda 10 etapas até a data-limite de 20 de julho no Aberto de Marselha (França), incluindo quatro Grand Slam com pontuação superior, o que deixa a briga completamente em aberto e conserva as chances inclusive de Franco e Pedro Cunha, os quarto colocados na corrida olímpica com 4.200.
Os atuais campeões Ricardo e Emanuel, 9º colocados em Xangai, estão praticamente assegurados com 5.240.
– Continuamos bem atrás, mas restam muitos torneios e ainda dá tempo de ultrapassar Márcio e Fábio Luiz – lembrou Pedro Solberg.
O circuito mundial voltará a ser movimentado já a partir de terça-feira, com a realização das fases preliminares e classificatórias do Aberto de Praga, na República Tcheca, que receberá apenas o torneio masculino.
A medalha de ouro consolidou a liderança de Pedro Solberg e
Harley na classificação
da temporada e ratificou o excepcional momento de crescimento atravessado pela parceria.
Neste ano, dos sete torneios que tomaram parte - cinco deles válidos pelo circuito brasileiro -, os jogadores comandados pelo técnico Renato França foram à decisão em seis.
O título valeu muito mais que os US$ 28 mil (R$ 56.200,00) em prêmio. Com os 600 pontos do primeiro lugar, Pedro Solberg e Harley reduziram ainda mais a vantagem de Márcio e Fábio Luiz na disputa pela segunda vaga do vôlei de
praia masculino brasileiro aos Jogos Olímpicos de Pequim.