| 02/05/2008 10h36min
A chama olímpica percorreu as ruas de Hong Kong em clima de tranqüilidade nesta sexta-feira. O revezamento ocorreu dentro do tempo previsto e não foi perturbado pelos manifestantes pró-Tibete, que estavam em número muito menor em relação aos espectadores chineses que foram assistir ao revezamento.
Milhares de pessoas com bandeiras chinesas e olímpicas de diversos tamanhos se aproximaram das imediações do Centro Cultural de Hong Kong, onde aconteceu o início da cerimônia, presidida pelo chefe do Executivo da cidade, Donald Tsang. A windsurfista Lee Lai-Shan foi a primeira a carregar a tocha, seguida por outras 119 pessoas, entre atletas, empresários, políticos e artistas.
Uma estudante universitária de 21 anos chamada Christina Chan, no entanto, foi agredida pelo público ao aparecer enrolada em uma bandeira do Tibete e teve de ser escoltada pela Polícia para não ser linchada. Segundo uma emissora de Hong Kong, várias pessoas foram levadas à delegacia após o evento, mas ninguém foi preso.
Depois de passar por Hong Kong, o símbolo dos Jogos de 2008 viajará para Macau. A ex-colônia portuguesa acompanhará o revezamento neste sábado. A ex-colônia britânica, no entanto, não deu adeus às Olimpíadas: a cidade receberá as provas de hipismo durante a competição, no mês de agosto.