| 01/05/2008 23h07min
O Santos venceu o Cúcuta por 2 a 0 na ida das oitavas-de-final da Copa Libertadores nesta quinta-feira, na Vila Belmiro. O resultado permite que a equipe brasileira jogue pelo empate na partida de volta, que será realizada na próxima quinta-feira, na Colômbia. Uma derrota por um gol de diferença também classifica os brasileiros.
O time da casa começou a partida com uma postura ofensiva e dominando o jogo. Os comandados de Emerson Leão tinham mais posse de bola e deixaram os colombianos encurralados. Como o time da Vila adiantou a marcação, o Cúcuta não passava do meio-campo.
Logo no primeiro minuto, Wesley levou perigo ao gol de Castellanos com um chute de fora da área. Com o Cúcuta errando muitos passes, o Santos manteve o domínio da partida. Aos 11 minutos, o atacante Kléber Pereira dominou a bola na entrada da área e chutou para fora.
Aos 15, o mesmo Kleber Pereira entrou driblando na área, mas dessa vez chutou em cima da zaga.
O gol do Santos parecia questão de
tempo e veio aos 18 minutos. Após um levantamento na área, o estreante Lima tocou com categoria para dentro do gol.
O Cúcuta continuou com dificuldade na saída de bola e só conseguiu atacar aos 23, quando Urbano chutou fraco da intermediária, mas a bola desviou na defesa. Apesar do susto, o time da casa continuava atacando. Até o zagueiro Betão, que jogou improvisado na lateral direita arriscou algumas subidas ao ataque. No entanto, quando foi tentar uma finalização, mandou bem longe do gol.
Quando o primeiro tempo caminhava para o final, o Santos reduziu o ritmo e o Cúcuta conseguiu criar algumas jogadas. Na que ofereceu mais perigo, Urbano recebeu na entrada da área, livre, mas não conseguiu dominar a bola.
Na etapa final, o Santos quase marcou o segundo gol com 40 segundos. Molina cobrou falta perto da área e Kleber Pereira tocou de cabeça, mas a bola parou nas mãos de Castellanos. Aos sete, houve um fato curioso. Devido à fumaça dos
sinalizadores da torcida do Santos, o banco do
Cúcuta pediu a interrupção da partida, já que Castellanos não conseguia enxergar a bola. Cinco minutos depois, a visibilidade melhorou e o jogo recomeçou.
Na retomada da partida, o Cúcuta mostrou uma postura mais ofensiva e conseguiu sua finalização mais perigosa até então. O meia Amarilla chutou da entrada da área e o goleiro Fábio Costa fez a sua primeira defesa difícil.
Aos 24, Wesley foi derrubado próximo à linha de fundo. Molina cobrou com veneno, a bola desviou em González e entrou. Na seqüência, apesar do jogo tranqüilo, Wesley chutou a bola em cima de um adversário e foi expulso pelo árbitro Marco Rodriguez.
Com um jogador a menos e uma boa vantagem no placar, o Santos reduziu o ritmo e deu prioridade à marcação. Ainda assim, o Cúcuta não conseguiu ameaçar a meta do time da Vila.
Com o resultado, o time colombiano precisa de uma vitória de três gols no jogo de volta. Quem se classificar enfrenta nas quartas o vencedor do
confronto entre Flamengo e América.