| 30/04/2008 01h10min
Com quatro desfalques e duas estréias o Juventude faz um intervalo na disputa do bicampeonato gaúcho e encara o Corinthians-AL às 20h30min desta sexta-feira precisando golear para seguir vivo na Copa do Brasil. A derrota por 2 a 0 no primeiro confronto, em Maceió, quarta-feira passada, obriga o time de Caxias a ganhar por, no mínimo, 3 a 0 para garantir vaga nas quartas-de-final. Vitória por 2 a 0 leva a decisão para os pênaltis. Qualquer empate serve aos visitantes.
Mesmo assim, o zagueiro Nunes e o volante Juan Pérez serão preservados para enfrentar o Inter. O volante Renan e o lateral-direito Hélder, ambos com edemas no supercílio, foram vetados pelo departamento médico.
— A preservação de atletas não é uma prioridade ao Gauchão, mas uma necessidade de recuperar os mais desgastados. Tenho que ficar muito atento nesses jogadores. Eles se doam muito e não posso deixar que passem do limite — esclareceu o técnico Zetti, ontem, após o último coletivo antes da
partida.
Para suprir os
ausentes entram o zagueiro Laerte, o volante Hércules e os dois estreantes da noite: o lateral-esquerdo Murilo Ceará e o meia Xuxa. Ambos foram apresentados no clube há menos de uma semana.
— O time está praticamente definido. Posso mudar um ou outro atleta, nessas últimas horas, caso haja necessidade. Teremos uma atenção especial com a questão física antes deste jogo. É uma formação que eu espero que dê certo, porque é neste jogo que eu estou pensando — sublinhou o treinador.
As alterações promovidas durante a atividade da tarde desta terça-feira no CT do clube tornam o Ju mais ofensivo em relação àquele do último domingo, frente aos colorados. Ao contrário de três, serão apenas dois volantes. Lauro volta para sua posição de agrado, como o segundo deles. Logo à frente da dupla de proteção à zaga aparecerão dois articuladores: Leandro Cruz ganhará a companhia de Xuxa.
— Será uma equipe mais definida, mais determinada. Estou passando para os atletas
que não precisamos fazer três gols.
Precisamos fazer um. Depois pensamos no seguinte. E não podemos tomar — observou Zetti.
O novo formato de time apresenta uma peculiaridade. Um quadrado ofensivo todo composto por canhotos: Leandro Cruz, Xuxa, Ivo e Mendes. Será possível dar certo?
— Tem que dar. É só respeitar a posição, nenhum invadir o espaço do outro e jogar pelos lados do campo — opinou Xuxa.
Mudança menos drástica será observada nas alas. Elvis reassume o flanco direito e Murilo Ceará ganha sua primeira oportunidade na esquerda.
— A situação é complicada, mas é bom receber essa oportunidade de estréia. Trabalhamos pouco tempo, o entrosamento ainda não é o ideal, mas temos de superar durante a partida — completou o estreante.
Zetti manifestou confiança nas duas novidades da equipe em noite decisiva.
— O Murilo é um jogador de muita força e velocidade e o Xuxa vem em um ritmo forte, com nove gols marcados no Paulistão.
Copa do Brasil, oitavas-de-final, 30/04/2008
Horário: 20h30min
Local: Estádio Alfredo Jaconi
Arbitragem: Alicio Pena Junior (MG/Fifa), auxiliado por Gilson Bento Coutinho (PR) e José Amilton Pontarolo (PR)
JUVENTUDE
Michel Alves; Elvis, Márcio Alemão, Laerte e Murilo Ceará; Hércules, Lauro, Leandro Cruz e Xuxa; Ivo e Mendes
Técnico: Zetti
CORINTHIANS-AL
Veloso; Maizena, Selmo Lima, Wilson e Vítor Boleta; Jota, Du (Nélio), Daniel e
Irineu; Reinaldo e Fábio Neves
Técnico: Gilmar Batista