| 28/04/2008 19h
Rafael Nadal foi coroado com o título de Rei do Saibro em 2007, quando bateu o recorde de vitórias consecutivas em piso lento no circuito profissional e atingiu a marca de 81 triunfos em série. Além disso, o espanhol venceu 97 das últimas 98 partidas que jogou sobre o pó de tijolo e tem, no currículo, o tricampeonato de Roland Garros e o tetra do Masters Series de Monte Carlo.
Nos últimos três anos, apenas três tenistas puderam superar Nadal em seu reinado – fator mais do que suficiente para desanimar a qualquer futuro adversário do número dois do mundo em uma partida no saibro. Nesta segunda-feira, no entanto, o suíço Roger Federer se candidatou a pôr fim à hegemonia do espanhol no piso lento.
— Sempre estive convicto de que é possível vencer o Rafa no saibro — comentou Federer, o último tenista a bater Nadal no saibro, conseguindo o feito na decisão do Masters Series de Hamburgo do ano passado.
— Só o derrotei uma vez nesse tipo de
superfície, mas isso já é mais do que suficiente
para que eu tenha a certeza de que posso repetir a dose — emendou.
Declarações após derrota
As declarações do líder do ranking de entradas da ATP vieram justamente depois de mais uma derrota ante Nadal no saibro: na decisão do Masters de Monte Carlo, neste domingo, por duplo 7/5.
— Apesar do resultado, essa derrota provou que sim, eu tenho condições de superá-lo. Poderia ter jogado mais seis ou sete sets se fosse possível, mas é uma pena que as finais sejam disputadas apenas em melhor-de-três — lamentou.