| 25/04/2008 22h36min
Os Estados Unidos advertiram nesta sexta-feira de que os Jogos Olímpicos de Pequim "poderiam representar um alvo atraente para terroristas", e que há um alto risco de que grupos extremistas realizem atentados em um "futuro próximo".
A afirmação consta da nova advertência de viagem emitida hoje pelo Departamento de Estado americano aos cidadãos que queiram viajar à China ou morem no país.
"Qualquer evento público de grande escala como os próximos Jogos Olímpicos poderiam representar um alvo atraente para terroristas. Há um elevado risco de que grupos extremistas realizem atos terroristas na China em um futuro próximo", assinala o governo na nota.
Por todas estas "preocupações em matéria de segurança", o Departamento de Estado dos EUA recomenda aos cidadãos americanos que viajem à China que tomem cuidado.
Os americanos devem estar "todo o tempo" atentos ao que acontece a seu redor, inclusive em hotéis, restaurantes, no
transporte público ou em manifestações e outras grandes
concentrações de pessoas.
O governo também recomenda que os americanos se afastem de zonas de manifestações.
No entanto, afirmam os Estados Unidos, as autoridades chinesas endureceram nos últimos meses as medidas de segurança nos aeroportos do país e aplicaram maiores restrições a líquidos, aerossóis ou géis na bagagem de mão.
"Recomendamos seriamente aos cidadãos americanos que mantenham um alto nível de vigilância, estejam a par de eventos locais e que tomem as medidas apropriadas para sua segurança pessoal", conclui o departamento.
EFE