| 25/04/2008 11h15min
Ativistas pró-Tibete saíram às ruas de Nagano nesta sexta-feira, no norte do Japão, para protestar contra a China. No sábado, a cidade japonesa será palco do revezamento da chama olímpica, que já está no país. Faixas erguidas pelos manifestantes estampavam frases como: Eu ordeno a Hu Jintao (líder político chinês): pare de matar tibetanos" e "China, nação genocida".
A chama chegou ao aeroporto de Haneda, em Tóquio, no começo da manhã, e foi recebida pelo embaixador da China no Japão e por responsáveis do comitê olímpico japonês. Cercada no terminal por 200 policiais, será levada de ônibus até Nagano, onde será guardada em um local não revelado. Duas
caminhonetes blindadas e veículos da polícia acompanharão o
deslocamento.
O revezamento da tocha olímpica está previsto para começar às 8h30min (20h30min de sexta-feira em Brasília). O percurso por Nagano será de 18,7 quilômetros e restrito ao público em alguns pontos. Participarão do revezamento 80 pessoas. A primeira será Senichi Hoshino, que treinou a seleção de beisebol do Japão. O trajeto será acompanhado por 100 policiais e 10 membros de grupos antidistúrbios.
Um dia antes da passagem da tocha, ruas de Nagano foram palco de protestos pró-Tibete
Foto:
Dai Kurokawa, EFE