| 25/04/2008 08h49min
Vítima de um infarto na entrada do estádio Beira Rio na noite de quarta-feira, o colorado João Kulbiej, 64 anos, está em coma. Até as 5h desta sexta-feira, o estado do comerciante de Canoas era grave segundo o Hospital da Ulbra, de Porto Alegre, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na madrugada de quinta-feira, após a vitória de 5 a 1 do Inter sobre o Paraná.
Kulbiej chegou atrasado ao Beira Rio. Na companhia dos três filhos, subiu a rampa de acesso à arquibancada superior com pressa, cruzou a roleta e passou mal antes de chegar à arquibancada, por volta das 22h. Não chegou a assistir ao drama dos primeiros minutos da partida, quando o Inter perdeu Jonas por traumatismo craniano, levou um gol
e empatou o jogo.
– Paramos na
copa, e ele começou a se sentir mal. Nem chegamos a ver o jogo. Acho que ele passou mal por causa da pressa, da subida da rampa – disse Renato Kulbiej, 25 anos, um dos filhos.
O comerciante foi atendido no local e levado de ambulância para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), onde foi atendido às 22h10min. Três horas depois, foi levado para o Hospital da Ulbra. Kulbiej é cardíaco há 21 anos. Em 1987, sofreu o primeiro infarto em um jogo de futsal. Segundo a esposa, Eugenia Kulbiej, 62 anos, ele evitava ir ao estádio e costumava acompanhar o Inter pela TV. Mas, diante da importância do jogo contra o Paraná, resolveu ver o time ao vivo.
– Era um jogo importante. Ele se entusiasmou – diz Eugenia.
Ao contrário dos filhos, o comerciante não era sócio do Inter. Mobilizou amigos e familiares em busca de um meio de participar da histórica noite do Beira Rio.
– Ele estava bem ansioso. Ficou a tarde inteira atrás de um
ingresso – lembra a filha Tatiana Kulbiej,
28 anos.