| 23/04/2008 16h28min
A seleção brasileira de boxe partirá nesta quarta-feira para a Cidade da Guatemala, onde a partir de sexta será disputado o Pré-Olímpico das Américas. A competição é a última chance dos pugilistas para garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim.
A equipe brasileira levará nove pugilistas para tentarem a classificação para os Jogos de Pequim, a segunda maior delegação da competição. Até agora, apenas o meio-pesado Washington Silva já garantiu vaga na Olimpíada.
O principal nome da seleção nacional será o meio-médio Pedro Lima, campeão dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Pedro, no entanto, não conseguiu se garantir em Pequim ao cair prematuramente no Pré-Olímpico de Trinidad e Tobago, em março.
No total, serão 137 atletas de 27 nacionalidades diferentes, divididos em 10 categorias e brigando por 23 vagas olímpicas. A maior delegação será a guatemalteca, com 10 pugilistas. O país anfitrião é seguido por Brasil e Colômbia, com nove boxeadores inscritos.
A categoria mais disputada será a médio-ligeiro, com 20 pugilistas disputando três vagas. O peso leve terá 19 atletas por três vagas, enquanto a médio contará com 17 por duas vagas. O peso mosca deverá ser mais tranqüilo: serão nove pugilistas por duas vagas. A mosca-ligeiro, por sua vez, terá 10 atletas brigando por duas vagas.
GAZETA PRESS