| 22/04/2008 11h33min
A cidade de Xangai, na China, onde ocorrerão nove jogos de futebol durante a Olimpíada de Pequim, incluindo a disputa pela medalha de bronze, declarou guerra aos mosquitos. O objetivo da iniciativa é garantir "uma atmosfera agradável” às partidas dos Jogos Olímpicos.
– A experiência nos mostrou que se reduzirá de maneira eficiente o número de mosquitos no verão, se for feito um controle na primeira geração, no início da primavera – explica Leng Peien, um dos responsáveis pelo Centro Municipal de Prevenção e Controle de Doenças Contagiosas de Xangai, organizador da campanha.
Na úmida cidade do leste da China, atravessada por dois rios e situada ao sul da foz do gigantesco rio Yang Tsé, acaba de começar uma campanha de 10 dias para eliminar as primeiras gerações de mosquitos que tradicionalmente aparecem em Xangai durante seus meses de calor.
O centro de investigação indica que, em comparação com março de 2007, havia 20% a mais de mosquitos em Xangai, devido a um aumento de 134% na periferia da metrópole. Contudo, nos distritos da cidade, como o de Xuhui, onde fica localizado o Estádio Olímpico, a concentração de mosquitos foi reduzida em 46% em comparação com a última primavera.
O Comitê de Campanhas Patrióticas de Saúde da cidade está mobilizando os moradores para que não deixem água parada, o que favorece a criação de mosquitos, enquanto são espalhadas armadilhas contra insetos, peixes que se alimentam deles nos rios e jogados pesticidas em pontes.
AGÊNCIA XINHUA