| 21/04/2008 14h30min
A derrota de 1 a 0 para o Botafogo na decisão da Taça Rio promete esquentar as Laranjeiras nesta terça, quando o grupo de jogadores do Fluminense se reapresentará. O clube apostava alto na conquista do Estadual, investiu muito no início da temporada e já começa a temer um fiasco caso a Libertadores não seja conquistada.
A primeira polêmica envolve o pênalti desperdiçado no primeiro tempo pelo atacante Washington, que chutou a cobrança na trave. O fato de o centroavante ter batido a penalidade causou estranheza em todos que estavam no Maracanã, já que o jogador foi poupado durante a semana por causa de uma entorse no tornozelo esquerdo e estava visivelmente fora de forma, além de não ser não o cobrador oficial.
O próprio técnico Renato Gaúcho reconheceu que o lateral-direito Gabriel e os meias Darío Conca e Thiago Neves eram os batedores oficiais. O treinador disse que cobrará explicações para saber o que de fato aconteceu.
– Antes do jogo, conversei com o Conca, o Thiago Neves e o Gabriel, e disse que, em caso de pênalti, um deles seria o cobrador. Estranhei quando vi o Washington se preparando para fazer a cobrança. Na reapresentação do elenco, na terça-feira, vou querer saber o que aconteceu – prometeu o treinador.
Renato explicou o porquê de não ter se envolvido no lance e evitou dar a ordem para que Washington desistisse da cobrança.
– Quando vi no meio da confusão que o Washington estava com a bola na mão para fazer a cobrança estranhei. Mas se eu desse a ordem para ele não bater ia tirar toda moral do atleta – disse o comandante.
Washington evitou o contato com a imprensa após a partida e disse que só se manifestará nesta terça-feira, depois de conversar com o próprio Renato Gaúcho.
Fora a polêmica com Washington. Renato Gaúcho também virou o pivô de uma crise com a torcida, que pediu a sua saída ainda na arquibancada do Maracanã. Apesar de não admitir publicamente, o empresário Celso Barros, presidente da empresa principal patrocinadora do Tricolor, está insatisfeito com o treinador por entender que os resultados deveriam ser melhores pelos investimentos feitos.
Renato Gaúcho, porém, prefere se preocupar com o futuro, que para ele atende pelo nome de Copa Libertadores.
– Infelizmente perdemos o Campeonato Carioca, que é algo que não estava nos planos. Mas agora temos que encarar a realidade, que para nós é a Libertadores. Estamos bem nesta competição, classificados para as oitavas-de-final e com chances de conquistarmos o título – finalizou o treinador.
O elenco do Fluminense se reapresenta nesta terça-feira, mas só deverá voltar a jogar no meio da próxima semana, pelo confronto de ida das oitavas-de-final da Libertadores. O adversário tricolor será conhecido na noite desta quarta-feira, quando se encerra a primeira fase. O planejamento divulgado pelo clube prevê treinos nas Laranjeiras, mas não está descartada a saída do Rio de Janeiro (RJ) para um período de treinamentos em regime de concentração.
GAZETA PRESS