| 20/04/2008 18h14min
O Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0 neste domingo, no Maracanã, e conquistou a Taça Rio. Assim, o Alvinegro garantiu o direito de enfrentar o Flamengo na final do Carioca, repetindo a decisão de 2007. Renato Silva marcou o único gol da partida aos 40 minutos do segundo tempo.
A equipe dirigida por Cuca foi superior ao adversário durante toda a partida, mesmo quando perdeu Alessandro, expulso no começo do segundo tempo. O Fluminense, por sua vez, adotou uma postura cautelosa na maior parte do jogo e ainda desperdiçou uma penalidade máxima no primeiro tempo com Washington. Nos instantes finais, o Botafogo ainda teve Jorge Henrique expulso, mas conseguiu segurar a vitória.
O jogo
O primeiro tempo foi marcado por muita briga no meio-campo e poucas jogadas de perigo. O Botafogo começou a partida com mais disposição ofensiva que o Fluminense.
Com o passar do tempo, o Fluminense acertou a marcação e começou a bloquear as jogadas de armação do Botafogo. Aos 22 minutos, o Flu criou a primeira grande emoção para a torcida do Maracanã. Thiago Neves fez um passe preciso para Washington, que foi derrubado pelo zagueiro Renato Silva. Mas na cobrança, o centroavante chutou na trave.
O Botafogo continuava melhor na troca de passes, mas não conseguia romper o bloqueio armado pelo Fluminense. Aos 43, o Alvinegro fez a sua melhor jogada: Alessandro recebeu na entrada da área, driblou Júnior César com facilidade e mandou para o gol, mas a bola que venceu Fernando Henrique bateu na trave e saiu.
O Botafogo continuou mais ofensivo na segunda etapa. Já o Flu mantinha Washington isolado no ataque e quase não chegava na área alvinegra.
Aos 29, o Botafogo teve um prejuízo. Alessandro desarmou Júnior César, mas o árbitro entendeu como falta, aplicou o segundo cartão amarelo e expulsou o lateral.
Com um a menos, Botafogo marca
Mesmo com um a menos, o Alvinegro conseguiu marcar o gol. Aos 39, depois de uma cobrança de escanteio, a bola sobrou para Fábio livre na direita. Ele chutou cruzado e o zagueiro Renato Silva desviou para as redes de Fernando Henrique.
Nos instantes finais, Jorge Henrique ainda conseguiu ser expulso de campo, mas o Botafogo se defendeu com bravura e garantiu a conquista.
GAZETA PRESS