| 20/04/2008 11h52min
O futebol masculino do Brasil começou com o pé direito nos Jogos Olímpicos de Pequim. No sorteio deste domingo das chaves para a competição, a seleção do técnico Dunga caiu no Grupo C, o único que não tem equipes africanas, que geralmente complicam na categoria sub-23. Segundo informações do GloboEsporte.com, além da seleção canarinha, compõem o grupo, a China, dona da casa, Nova Zelândia e Bélgica. A equipe de Pato e companhia estréia no dia 7 de agosto, um dia antes da abertura oficial dos Jogos, contra a Bélgica, na cidade de Shenyang.
O sorteio dos grupos foi dirigido, para evitar que seleções do mesmo continente caíssem no mesmo grupo. Os cabeças-de-chave foram Argentina (campeã olímpica) no A, Holanda (campeã européia) no B, China (anfitriã) no C e Camarões (campeão africano) no D.
O fato de o sorteio ter colocado Brasil e China no mesmo grupo causou grande expectativa em Pequim durante a cerimônia, que foi assistida pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter.
No feminino, o sorteio trouxe um equilíbrio entre os grupos, com cada um contando com duas das grandes forças da modalidade. Atual vice-campeão mundial e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atenas, o Brasil de Marta divide as apostas no Grupo F justamente com a Alemanha, que derrotou as brasileiras na decisão do Mundial. E as duas equipes já se enfrentam logo no jogo de estréia, no dia 6 de agosto, também na cidade de Shenyang. O grupo ainda conta com a Coréia do Norte e a Nigéria.
Assim como no masculino, o sorteio dos grupos também foi dirigido, para evitar que seleções do mesmo continente caíssem no mesmo grupo. Os cabeças-de-chave foram a China (país-sede) no grupo E, a Alemanha (campeã mundial) no grupo F e os Estados Unidos (ouro em Atenas 2004) no grupo G.