| 18/04/2008 00h57min
River Plate e América, do México, garantiram suas classificações às oitavas-de-final na última rodada do Grupo 5 da Libertadores, na noite desta quinta-feira. Seus adversários na próxima fase só serão conhecidos na semana que vem com as definições de outras três chaves.
No Monumental de Nuñez, em Buenos Aires, o River Plate jogou em ritmo de treino para golear a Universidad San Martín, do Peru, por 5 a 0. Com 12 pontos, o time argentino encerra a fase na primeira colocação do grupo. Os peruanos ficaram na lanterna, com seis.
Os gols aconteceram nos dois tempos da partida. O destaque foi o atacante uruguaio Sebastian El Loco Abreu, autor de três gols. O atacante colombiano Falcao Garcia e o meia Ríos completaram a goleada.
Em Santiago, no Chile, o América conseguiu uma classificação suada e heróica. O time mexicano poderia perder por dois gols de diferença e foi isso que aconteceu: 2 a 0 para a Universidad Católica. As duas equipes terminaram com
nove pontos e saldo zero. O América
avançou nos gols marcados na fase — 10 a 6.
O grande herói do jogo foi o goleiro mexicano Ochoa, responsável por grandes defesas. Os gols da equipe chilena foram marcados por Gary Medel, aos sete minutos da segunda etapa, e pelo meia Darío Botinelli, aos 45, em cobrança de falta.
Gol de Gary Medel (à direita) em Santiago foi insuficiente para garantir a classificação do Universidad Católica em jogo contra o América
Foto:
Claudio Reyes, EFE