| 15/04/2008 10h38min
O Liverpool relembra hoje o 19º aniversário da maior tragédia do futebol inglês com uma tradicional cerimônia no estádio Anfield. Em 15 de abril de 1989, 96 fãs do clube morreram esmagados contra o alambrado do estádio de Hillsborough, em Sheffield, quando uma multidão de fãs tentava assistir à partida contra o Nottingham Forest, pelas semifinais da Copa da Inglaterra. Torcedores que estavam do lado de fora do estádio teriam rompido uma grade e provocado uma invasão.
Como já é tradição, o Grupo de Apoio às Famílias de Hillsborough organizou uma cerimônia no qual as vítimas serão lembradas. No ato, que contará com a participação do técnico Rafael Benítez e de vários jogadores e diretores do clube, os presentes guardarão um minuto de silêncio, antes de cantarem a música "You'll Never Walk Alone", considerada o hino do Liverpool.
O clube acenderá uma vela para cada um dos 96 mortos na tragédia. O site oficial do Liverpool lembra hoje os nomes de cada um dos torcedores mortos, e Benítez enviou uma mensagem de condolência aos familiares das vítimas.
– Trata-se obviamente de um dia importante para todas as pessoas ligadas a este clube. Temos de dedicar tempo para lembrar os que perderam a vida em Hillsborough e para acompanhar hoje seus familiares e amigos. Temos de dar-lhes nosso apoio e demonstrar que pensamos neles – destacou o treinador.
A tragédia de Hillsborough marcou a história do futebol inglês. Por causa do incidente, as autoridades inglesas proibiram os alambrados nos estádios e tomaram uma série de medidas para acomodar os torcedores, como obrigar que todos os estádios do país tenham assentos numerados. Atualmente, a Inglaterra é considerada um exemplo de segurança no futebol.
utebol. AGÊNCIA EFE