| 14/04/2008 07h19min
Pequim decidiu voltar atrás e não proibirá fumar em bares, restaurantes e cibercafés durante os próximos Jogos Olímpicos, dada a preocupação que mostrou com seus negócios o grêmio hoteleiro.
Segundo Zhang Peili, do governo municipal de Pequim, a partir do dia primeiro de maio se exigirá aos locais que separem claramente as áreas de fumantes e não fumantes, em vez de obrigar-lhes a manter o 70% da superfície do local livre de fumaça, como se pretendia a princípio.
Os analistas entendem que esta volta à postura anterior é uma clara mostra do grave problema que tem o país, onde reside um terço dos fumantes do mundo, com o vício do tabaco. Hospitais, centros educativos, escritórios governamentais e recintos esportivos deverão submeter-se à normativa, que foi anunciada no final do mês passado.
Pequim está há algum tempo lutando contra o tabaco para oferecer Jogos Olímpicos livres de fumaça, uma iniciativa que começou a ser aplicado em Barcelona 1992 e
conseguiu, por exemplo, que já
praticamente ninguém fume nos táxis.
E embora nos recintos esportivos dificilmente se poderá ver gente fumando, não ocorrerá o mesmo no resto da cidade, onde o tabaco está intimamente ligado à vida social dos moradores locais.