| 13/04/2008 15h07min
Em uma partida de quatro horas, o tenista gaúcho Marcos Daniel venceu o colombiano Santiago Giraldo por 6-4, 7-6(7-1), 6-7(10-8), 6 a 5 e desistência, fechando em 3 a 1 o confronto pela semifinal do Zonal Americano I da Copa Davis. Ele garantiu o Brasil na repescagem do Grupo Mundial.
Como fechou o segundo dia de confrontos com vantagem de 2 a 1, o Brasil só precisava de mais uma vitória no Tênis Clube de Sorocaba, no interior de São Paulo, para concluir o confronto. Porém, assim como na sexta-feira, o calor era muito forte. Sabendo disso, Daniel começou a partida trocando muitas bolas e fazendo Giraldo se mexer mais, forçando-o a correr de um lado para o outro. Os tenistas fizeram seus serviços até o décimo game, quando o brasileiro jogou mais agressivamente e levou a parcial por 6 a 4.
O segundo set começou mal para o Brasil: Daniel teve seu saque quebrado no primeiro e terceiro games, com Giraldo abrindo 3 a 0. Mas o gaúcho deu mostras de superação, deixando tudo
igual e levando a partida
para o tie-break. No desempate, Daniel aproveitou os muitos erros de Giraldo — como ao longo de todo o set — para fechar por fáceis 7 a 1. Visivelmente descontrolado, o colombiano sofreu muito com o barulho da torcida, que constantemente o incomodou. Uma prova disso foi o jogador nem ter notado que teria de virar o lado de quadra após o sexto ponto do tie-break.
A terceira parcial começou como a primeira. Daniel saiu atrás em 3 a 0 e igualou, novamente levando o set para o desempate. Só que desta vez as forças foram mais equilibradas, e Giraldo chegou a ter 6 a 4. Marcos Daniel reverteu a desvantagem e chegou a ter dois match points — no 7 a 6 e no 8 a 7 —, mas perdeu a chance de fechar a partida. O colombiano acabou fazendo 10 a 8 e levou o jogo para o quarto set.
A parcial seguinte foi bastante disputada. Visivelmente cansados, os dois tenistas se alternavam na vantagem do marcador. Giraldo fez 3 a 1 e Daniel devolveu, ficando à frente em 4 a 3. O nono game foi
decisivo para a vitória
brasileira. Marcos Daniel chegou a estar com 15 a 40 em seu saque, mas conseguiu se recuperar e reverteu, mantendo as chances de vitória.
Quando o placar estava em 5 a 5 e Daniel sacava, Giraldo sentiu cãibras nas pernas e acabou penalizado, pois não poderia receber atendimento médico novamente, e o Brasil fechou em 6 a 5. Mas o colombiano nem chegou a se tratar: ele foi até Daniel e entregou a partida, o que garantiu a vitória por 3 sets a 1 e o confronto pelo mesmo placar, levando o Brasil de volta ao Grupo Mundial.
Série
No primeiro dia da série, sexta-feira, o placar terminou em 1 a 1: o paulista Thomaz Bellucci abriu vantagem nos dois primeiros sets, mas sentiu cãibras e acabou perdendo para Santiago Giraldo por 6-7 (8-6), 4-6, 6-3, 6-4 e 6-2, em quatro horas de jogo. O empate do Brasil veio na partida entre o gaúcho Marcos Daniel e Juan Sebastián Cabal. O jogo terminou no segundo set, quando o brasileiro vencia
por 6-1 e 5-1, por uma contusão no pé esquerdo
sofrida pelo colombiano ainda no primeiro game.
No sábado, a dupla brasileira dos mineiros Marcelo Melo e André Sá venceu Carlos Salamanca e Michael Quintero por 6-3, 6-3 e 6-1, e colocou o Brasil na frente do confronto com a Colômbia. Na repescagem, de 19 a 21 de setembro, o Brasil pode pegar Peru, Sérvia, Bélgica, Romênia, Áustria, Israel, Grã-Bretanha ou Coréia do Sul.
O confronto seria em casa se os adversários forem os belgas, peruanos ou austríacos. A única série fora seria com a Romênia. Os demais irão a sorteio, pois não há precedentes entre ambos. A definição sai até o fim desta semana, com possibilidade de mudanças em razão da atualização do ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF, em inglês).
Tenista brasileiro rebate durante partida contra o colombiano Santiago Giraldo
Foto:
Sebastião Moreira, EFE