| 07/04/2008 11h22min
Apesar da queda prematura no Masters Series de Miami, Novak Djokovic se mantém, nesta semana, com tranqüilidade na liderança da Corrida dos Campeões, com 331 pontos. A vantagem do sérvio para o vice-líder Rafel Nadal, no entanto, caiu para 82 pontos. Destaque da semana ao se sagrar campeão do torneio nos EUA, o russo Nikolay Davydenko atingiu a terceira colocação, com 191 pontos.
Eliminado logo na estréia em Miami, diante do inexpressivo sul-africano Kevin Anderson, Djokovic perdeu a chance de fazer boa campanha no terceiro evento de grande importância disputado nesta temporada – ele havia sido campeão nos outros dois, o Aberto da Austrália e o Masters Series de Indian Wells.
Após a decepção, o sérvio viu Nadal, que foi vice-campeão no último domingo, tirar 71 pontos de sua vantagem, mas o espanhol ainda não chega a ser uma ameaça. O maior problema para Djokovic, contudo, é o início da temporada de saibro, em que o número 2 costuma levar a melhor sobre todos os adversários – é o atual tricampeão de Roland Garros.
Grande vencedor da semana, Davydenko foi a novidade entre os primeiros colocados da lista. Com os 100 pontos da conquista em Miami, o russo saiu da 13ª para a terceira posição. Ele está 14 pontos à frente do quarto colocado, o francês Jo-Wilfried Tsonga, que segue tendo como melhor resultado o vice na Austrália.
O quinto colocado é Andy Roddick, que derrotou Roger Federer nas quartas-de-final em Miami e assim jogou o suíço para a sexta posição. Semifinalista no mesmo torneio, o tcheco Tomas Berdych avançou 22 postos e se firmou no 15º lugar. Outras evoluções destacadas foram as obtidas por Igor Andreev (da 45ª posição para a 28ª), Janko Tipsarevic (de 49º para 34º) e Julien Benneteau (de 61º para 46º).
GAZETA PRESS